sábado, 13 de abril de 2013

Dicionário de Biologia

B


Bainha de Mielina = Nome atual Estrato de Mielínico. É uma bainha rica em lipídeos revestindo muitos axônios tanto no sistema nervoso central como no periférico. A bainha de mielina é um isolante elétrico que permite uma condução mais rápida e mais energicamente eficiente dos impulsos. Esta bainha é formada pelas membranas celulares das celulas da glia (células de Schwann no sistema nervoso periférico e oligodendróglia no sistema nervoso centra). 

Banquisa - Banco de gelo ou campo de gelo, é a camada superficial de gelo, resultante do congelamento da água do mar, que começa a se formar a partir dos -2ºC. Podem se elevar até 50m a 60m acima do nível do mar. A banquisa quebra-se e torna a soldar-se, é um gelo em placas. Seu tamanho no Ártico vem reduzindo a cada ano por causa do aquecimento global, o que coloca em risco a fauna e a flora do local, com o risco de extinção de várias espécies.

Bulbo Olfativo = Nome atual Bulbo Olfatório, são duas zonas do cérebro, situadas debaixo da parte anterior de cada um dos hemisférios cerebrais, protegidas e sustentadas pelas laminas crívosas. O bulbo olfatório é a sede central de elaboração das impressões olfativas transmitidas pelo nervo correspondente.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por sua visita e pelo seu comentário,, volte sempre e deixe sua opinião ou suas dicas.